Tem gente que reclama bastante que as roupas de hoje em dia não duram mais como era antigamente, não é? Bom, eu acho que em alguns casos pode ter mesmo a ver com a qualidade da roupa em si, mas muitas vezes as peças não duram pela forma como são lavadas e passadas. Fala a verdade: você olha a etiqueta da sua roupa antes de simplesmente jogar ela dentro da máquina de lavar? E você muda a temperatura do ferro de passar dependendo da peça ou simplesmente passa tudo na temperatura máxima e seja o que Deus quiser?
Pois é, a etiqueta da roupa não está ali só pra ser arrancada. Aliás, isso deveria ser pecado! Se por acaso a etiqueta te incomoda muito ao usar, o que você pode fazer é recortar ela mas guardar junto com uma anotação de qual é a peça de onde ela saiu, pra poder consultar depois. Dá pra montar um caderninho de etiquetas ou fotografar a etiqueta e a peça e montar um album no celular. Porque sim – lavar a peça na temperatura errada, usar alvejante, secar em tambor – tudo isso é muito prático porém pode acabar com a sua peça!
E olha, não são só tecidos delicados como seda ou linho que precisam desses cuidados não: as vezes até uma calça jeans – tecido famoso por sua resistência – pode ficar destruído se tiver elastano da composição e essas fibras se romperem por lavagens erradas. Quem nunca teve um jeans strech que ficou todo “ondulado”?
Outro ponto é entender os símbolos nas etiquetas – as vezes eles não são lá muito intuitivos né? Então que tal imprimir a imagem abaixo e colocar numa moldura pra deixar na lavanderia?
Além de seguir as instruções da etiqueta, é importante também separar as peças por cor e “peso” – nada de misturar aquela blusa branca de chiffon com uma calça de jeans escuro por exemplo. Separe as roupas brancas e claras, as coloridas e as escuras ou pretas. E dentro desses grupos de cores, por peso do tecido também – jeans e sarja por exemplo devem ficar separados de tecidos mais delicados.
E por falar em tecidos delicados, o ideal mesmo é lavá-los a mão, mas se não for possível, usar saquinhos para lavagem de roupas delicadas já ajuda bastante.
Pode dar mais trabalho, mas esse cuidado na hora de lavar pode fazer toda a diferença e sua peça pode durar muito mais!
na maioria das vezes eu coloco as roupas na máquina tudo junto por preguiça (mas as jeans continuam separado), mas é um grande erro né. E eu tenho um saquinho desse pra roupas delicadas e nunca lembro de usar! Gostei do post!