A indústria da moda é considerada a segunda maior poluidora do mundo. Foram mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados nos últimos anos e com projeções de que esse número ainda pode aumentar em 60% na próxima década.
Recentemente o governo da França divulgou uma medida muito bacana para ajudar a mudar esse cenário: um programa que incentiva o conserto de roupas e calçados danificados. A partir de outubro, os descontos serão aplicados diretamente na fatura do serviço, cobrindo diversos reparos e gerando um desconto entre 7 até 25 euros e o objetivo é reduzir as 700 mil toneladas de roupa que os franceses descartam todos os anos.
Por aqui ainda não temos esse incentivo, mas cabe a reflexão: precisamos buscar um caminho mais sustentável no que diz respeito a moda, comprando com mais consciência e buscando mais qualidade do que quantidade. Afinal não queremos que o nosso planeta/casa vire uma gigantesca lata de lixo, e as roupas descartadas não desaparecem quando a gente tira elas do guarda-roupas.
Mas o que você pode fazer para contribuir com isso? Vou dar algumas dicas:
Para ajudar, aqui ficam algumas dicas sobre como o conseguir:
- Prefira peças com maior qualidade: tecidos e acabamentos melhores farão sua peça durar mais e assim, demorar mais a ser descartada e substituída. É importante também saber cuidar bem da sua roupa para que ela dure. Eu já dei dicas de como lavar suas roupas aqui.
- Conheça bem o seu estilo: comprando com consciência peças que realmente tem a ver com você e que combinam entre si vai automaticamente reduzir a quantidade de compras que você faz sem necessidade.
- Venda ou doe as peças que você não usa e estão em bom estado, e também adquira peças em brechós, evitando estimular a produção de peças novas e aumentando o ciclo de vida das roupas que já estão no nosso planeta.
- Conserte! Sempre que possível, leve as roupas e calçados para serem reparadas. Trocar uma sola pode aumentar a vida útil do seu sapato e evitar que você compre outro, e as vezes com uma boa costureira dá pra recuperar e até melhorar uma peça de roupa danificada.
- Prefira peças de produção local: Dessa forma, além de estimular a criação de empregos em nosso país, ainda colaboramos com a redução da poluição gerada pelo transporte dessas peças pelo mundo.
No Comments