O primeiro passeio que fizemos depois de nos instalarmos em Cancun foi para as ruínas de Chichen Itza.
Fomos sozinhos mesmo já que tínhamos alugado um carro, mas é super longe, (umas 3 horas de viagem, fica em outro estado!) e nos perdemos um pouco pra chegar lá, mas mesmo assim valeu a pena pois pudemos curtir Valladolid, e os grupos de excursão passam por lá super rápido!
Valladolid é uma cidadezinha com cara de Mexico colonial, que preserva a arquitetura típica (e pessoas típicas também! rs) e fica no caminho entre Cancun e Chichen Itza, no estado de Yucatán. Me senti no cenário de um episódio do Chapolin Colorado!
Igreja de San Gervasio (uma das muitas da cidade) e o centrinho
Perto de lá fica um cenote bem famoso na região, o Ik-kil. Cenote acho que é uma coisa que só tem (pelo menos com esse nome) lá no Mexico: é uma espécie de poço natural, um buracão na terra com um lago lá em baixo. Pela foto não vai dar pra ter a real noção de como o buraco é fundo!
Nesse cenote pode mergulhar, se você tiver coragem de encarar a água gelada e não tiver nenhum problema em nadar em um negócio que praticamente não tem fundo…
De lá seguimos para as ruínas. Chichén Itzá é uma cidade arqueológica que funcionou como centro político e econômico da civilização maia e existe desde os tempos antes de Cristo. Hoje é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.
Em Chichen não se pode subir nas pirâmedes (a principal, essa da foto abaixo é o Templo de Kukulcán) =(
Dentro da cidade arqueológica rola uma feirinha de artesanato maia… se quiser comprar algo, pechinche bastante e diga que é brasileiro, que o preço cai… pra americano as coisas são mais caras! rs… No final do dia – hora da xepa rs – as coisas também ficam bem mais baratas.
Eu só não recomendo ficar para ver o Luz y Sonido, um espetáculo de luzes que conta a história de Chichen Itza e acontece a noite. Não é tudo isso, como a viagem é cansativa não achei que valeu a pena ficar lá até de noite para ver…
Nossa
O México é um dos países que estão na minha lista de prioridades, principalmente Chizen Itzá…quem sabe um dia, assim aproveito e pego umas dicas aqui no seu blog.
Parabéns pela viagem, pelo lindo casamento e festa.
Beijinhos
Delma
Seus posts servirão de referencia e dicas quando eu for ao México! Vou querer fazer todos esses passeios… =D
Vcs usaram GPS para ir de Cancun ate Chichén Itza?
Beijos
Oi Daf! Não usamos GPS não, fomos meio que na sorte, com a indicação do caminho que pegamos no Mochileiros.com e nos guias que pegamos no aeroporto… acho que por isso nos perdemos! rsrs