Xcaret!

Viagens By dez 12, 2011 3 Comments

Se eu me senti assim no Xcaret, imagina quando eu for pra Disney! Sabe quando tudo é feito para agradar o visitante? Então…

O Xcaret é um dos parques da Riviera Maya, a mais ou menos 2 horas de Cancun. É um parque fabricado, mas isso não deixa ele menos lindo!
A principal atração, e que lhe toma quase 2 horas, é o rio (que tem 3 percursos diferentes, você escolhe por qual vai – nós fomos pelo do Manatee)… você entra nele perto da entrada do parque e vai sair lá do outro lado, e depois faz o caminho de volta por terra, passando pelas outras atrações.
É bem legal (mas pra sedentários como eu, que ainda por cima nem sabem nadar, é um pouco cansativo). Tirando as partes em que tem que passar pelos túneis, com peixes em baixo d’água e morcegos em cima dela…

Mas quando você chega no final do rio, eis a recompensa…



Não reparem no meu cabelo horrível na foto, eu tinha acabado de passar duas horas lutando pela vida dentro do rio! huauhahua
O itinerário é mais ou menos esse, você desse o rio, descansa na prainha, almoça e depois começa o caminho de volta… E no caminho você vai encontrando todo tipo de bicho (alguns ficam soltos mesmo!)
Tartarugas, iguanas (estão por toda parte!) e um jacarezinho tomando sol…

Golfinhos (não faltam em lugar nenhum por lá), arraias, araras e um baiacú (esse estava no aquário)
Borboletário. Já disse que um dos bichos que eu mais tenho medo são borboletas? Imagina a minha alegria quando o Diego quis entrar na jaula gigante cheia de borboletas? Ainda bem que eu ainda estava com a minha toalha para me proteger dessas criaturas horríveis!

Danza de los Voladores de Papantla, uma dança folclórica típica mexicana, se é que podemos chamar isso só de dança. Os tiozinhos (sempre tiozinhos mesmo, tinha um que parecia ter uns 70 anos!) começam dançando em volta do poste, mas depois sobem e depois descem pendurados de cabeça para baixo por uma corda, girando!

Depois de toda a caminhada, tem uma atração pra descansar (mesmo!). No Rio Paraíso você vai nesse barquinho, em silêncio, só observando a natureza e aproveitando os 5 minutinhos pra relaxar…

E pode parecer um pouco estranho, mas tem uma área do parque em que tem um cemitério! Ainda bem que é só uma réplica, não tem ninguém enterrado lá de verdade! Mas ele é bem interessante viu, os túmulos são super coloridos e representam bem essa cultura de festejar a morte que existe no México.


E dentro do parque tem também uma igreja da Virgem de Guadalupe. Não dá pra ver direito nessas fotos, mas a imagem fica numa ilhota, cercada de água, e se chega perto dela através de uma pontezinha!

Tem também um mirante giratório de onde dá pra ver todo o parque de cima (e ver também que ele é cercado de mato!)

E por fim, o show da noite! Não dá pra visitar o parque e não ver o Xcaret Mexico Espetacular, um show feito numa arena com cerca de 300 atores e que mostra a história e cultura do México, desde a era pré-colombiana!
O show dura cerca de 1hora e meia, e mostra a cultura maia (incluindo o jogo de pelota, onde o perdedor era decaptado e um outro esporte deles jogado com uma bola de fogo!), a invasão dos espanhóis e o massacre dos nativos, até as danças típicas de cada estado. Parece estranho, mas o show é emocionante e você sai dele querendo virar mexicano! Fora os mexicanos da platéia, que fazem a maior festa na hora da dança do seu estado (e os estados tem nomes como Tabasco e  Chihuahua!)

O ingresso custava – e ainda custa – 99 dólares por pessoa e inclui almoço, lanche, equipamento de snorkeling  e até toalha. É um dos passeios imperdíveis para quem vai a Riviera Maya!

3 Comments

  1. Ba Moretti disse:

    Que lugar lindo. Quero conhecer 🙂

  2. Dafne disse:

    Nossa, pelo visto é tudo meio longe por lá, né? Esse fica a 2 horas, o outro a 3 horas…
    Mas pelas imagens da para ver que TUDO vale a pena… é tudo tão lindo! O que me preocupa é o sol, e eu sou tão branca… como vc lidou com isso???
    Beijosss

    1. Paula B disse:

      Olha, o sol é menos pior do que aqui eu achei! Claro que eu passava filtro solar, mas lá tem mta sombra! Todo canto tem um quiosque, uma cobertura, alguma coisa pra se proteger do sol, então eu acabei nem me queimando muito!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *