Paranapiacaba e muita neblina

Viagens By set 18, 2017 8 Comments

Posso colocar esse post na categoria viagem, já que levou quase duas horas para nós chegarmos na Vila de Paranapiacaba, certo? Fui dar um passeio por lá esse último domingo e achei que valeria a pena vir aqui contar para vocês como foi e dar algumas dicas para que o passeio de vocês não seja como o meu!
Paranapiacaba
Se você é de longe e ainda não ouviu falar de Paranapiacaba: é uma vila histórica que pertence a cidade de Santo André, cerca de 50 km de São Paulo. Foi construída por imigrantes britânicos no século XIX, quando eles vieram para cá para construir a primeira ferrovia por essas bandas de São Paulo. Dá pra chegar lá com o Expresso Turístico, que sai aos domingos da Estação da Luz em São Paulo ou de carro mesmo, que foi o que fizemos.
Paranapiacaba
Nós (eu e o meu marido) fomos até lá pois ele comprou um drone e estava procurando um lugar bacana para voar – não tem muita graça voar na cidade de São Paulo pois a visão não é das mais bonitas. Só que o passeio não foi muito planejado e meio que deu errado hahahahaha.
A vila em si é até que bonitinha – ainda que eu ache que deveria ser melhor cuidada já que é um patrimônio histórico. Para chegar nela é preciso passar por uma estradinha de terra – a Estrada de Paranapiacaba – o que leva uns 15 minutos. Lá, além da vila em si, tem alguns museus, lojas de artesanato e trilhas na mata para se fazer.
Paranapiacaba
A primeira coisa que eu tenho que avisar é: vá de manhã! Não importa como esteja o tempo onde você está, as chances de lá estar bem diferente são grandes. Em São Paulo estava muito sol e fazia 30˚C e por isso decidimos ir a tarde. Almoçamos cedo e chegamos lá por volta das 14h00 e a neblina já estava caindo. E não é pouca neblina não, eu nunca vi tanta na minha vida, nem quando fui a Londres! Me senti mesmo dentro de uma nuvem, o que fez com que a tarefa de fotografar ficasse bem complicada.
Além de não dar pra ver quase nada, o caminho de volta fica mais complicado, pois a visibilidade na estrada fica muito prejudicada. A única coisa boa era a temperatura, que estava por volta dos 17˚ na vila e eu dei graças a Deus de escapar do calor pelo menos por algumas horas.
Paranapiacaba
Paranapiacaba
Outra coisa que você precisa saber é: se quer fazer fotos, principalmente das paisagens, tente ir durante a semana. No domingo, mesmo com toda aquela neblina, estava lotado de gente, o que pode atrapalhar um pouco os seus cliques. Pelo que um funcionário do Museu Funicular nos informou, é permitido o voo de drones na vila (não dentro do museu), mas não conseguimos voar por causa da neblina.
A vila conta com alguns bares e restaurantes – não fui em nenhum mas imagino que comer por ali não seja problema. Sinal de internet? Esqueça, nenhum dos celulares pegou sinal nenhum enquanto estávamos lá (e no trecho de estrada ficou completamente sem sinal).
Paranapiacaba
Paranapiacaba
Mas mesmo as coisas dando meio que errado, eu gostei de ir até lá e fiquei com vontade de voltar outro dia – mas na próxima vez vamos chegar pela manhã!
E você, já fez esse passeio até a Vila de Paranapiacaba? Conta aqui nos comentários como foi sua experiência!
SaveSave

8 Comments

  1. Dai Castro disse:

    Eu fui uma vez para paranapiacaba há muito tempo atrás, e gostaria de voltar novamente, já que o meu namorado não conhece ainda. Moramos relativamente próximos, apesar de a vila se localizar lá no meio da serra hahaha! Boa dica ir pela manhã, a neblina costuma cair cedo por lá, né?
    Beijos!

    1. Paula B disse:

      Pois é, eu sabia que tinha neblina a tarde só não imaginava ela aparecer tão cedo. Tem que ir de manhã mesmo! Bjos!

  2. CarolaBlog disse:

    QUE LUGAR! Já imagino muitas fotos legais ai <3

    1. Paula B disse:

      Siiiim, dá pra fazer muitas fotos bacanas por lá!

  3. SILVIA PATRICIA disse:

    Fui apenas uma vez, tb peguei esse fenômeno, porem, a neblina veio e se dissipou rapidamente, coisa de 20 minutos… achei incrivel…pretendo voltar… é uma vila charmosa e com grande valor histórico para nosso estado.

  4. Jose Lisboa disse:

    Eu fui e amei a vila,tenho boas lembranças,e inesquecível,fui em um sábado,cheguei a tardezinha,fiquei no bar tomando umas e comendo deliciosos pratos.até ir para um hotel simples e abrir a janela e ficar sonhando com meu namorado marido;poetizamos,viajamos naquele lugar lindo que parecia está em outro pais.qdo acordamos pela manhã estava já bem com neblina,e já n enxergava quase nada na minha frente!!!!é muito bom,passei pelas trilhas,andei pela vila,e fiz até amizades com o pessoal que ali estava.para mim foi uma experiência boa,e deliciosa,já que eu estava em santo André,a procura de uma bandida que me roubou alguns mil reais.e do nada agente pegou a estrada para Paranapiacaba.ali tive meus melhores dias mas felizes da minha vida….

  5. Denise disse:

    Várias x cheguei perto, perto do q eu quero, quero neblina, prim X o seguramos da estação de trem disse d pela hrnao íamos ver nada, já tinha mta neblina. Voltamos outro dia, seg x, a amiga se assustou vom a neblina, não quis ficar. Terc x, amiguinha corajosa, fomos de manhã, tínhamos agasalho, passeamos, comemos, esperando ela A NEBLINA, ficou tarde precisamos voltar e sem a neblina 😭😭😭😭😭😭. Qual o melhor mês pra ter neblina????? Queremos voltar pra ver

  6. Denise disse:

    Qual melhor mês pra ver a neblina?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *